RELATÓRIO LBCA DE
BOAS PRÁTICAS ESG
E SUSTENTABILIDADE | 2023
Compliance
O Canal de Compliance possibilita o reporte de qualquer violação ao Código de Ética e Conduta, políticas, boas práticas e regras da LBCA ou da legislação vigente.
Através do Canal de Compliance, o Compliance Officer recebe informações quanto a ações e omissões em desconformidade com o Código de Ética e Conduta, sendo um dos princípios da LBCA, o seu compromisso com a manutenção de um ambiente livre de discriminação, inclusivo e diverso.
Todas as denúncias são encaminhadas diretamente para o Compliance Officer, podendo ser realizada de forma anônima.
Pilares do canal de compliance:
- INDEPENDÊNCIA
- SEM REPRESÁLIAS
- CONFIDENCIALIDADE
Ricardo Rezende, sócio da LBCA, é
o Compliance Officer do escritório.
Gestão de parceiros
Adotou-se, desde 2020, cláusulas de Diversidade e Inclusão nos contratos com parceiros, exigindo o cumprimento de práticas para proteção de dados pessoais.
Em 2022, passou-se a incluir critérios de sustentabilidade, ajudando a desenvolver e aprimorar novos padrões de controle de qualidade, processos e técnicas.
Segurança de Dados
A LBCA se preocupa com os dados pessoais que estão sob o nosso controle e adota medidas de segurança técnicas, físicas e organizacionais para proteger e aumentar o nível de segurança.
Um Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados foi elaborado e implementado, passando pela nomeação de um Data Protection Officer (DPO), a definição das atribuições de um Comitê de Privacidade e a adoção das melhores práticas de segurança da informação. Também foi criada uma agenda de contato recorrente com todas as áreas do escritório, para suporte contínuo.
Normas e Políticas
1 Políticas Orientadoras sobre Temas Específicos.
2 Política de classificação da informação.
3 Política de segurança da informação.
4 Termo de uso de ferramenta corporativa.
5 Plano de resposta de incidente de dados.
6 Política do BYOD (bring your own device).
7 Política de concessão e retirada de acessos.
8 Políticas de boas práticas de uso e e-mail. corporativo.
Governança e acompanhamento de dados
1 Possuímos um NOC 24×7 monitorando todo o ambiente.
2 Fazemos gestão contra ameaças e vulnerabilidades.
3 Temos tecnologia contra-ataques DDOs.
4 Desenvolvemos uma gestão de backup criptografado de todos os dados.
5 Inserimos política de gestão de privacidade em nossos sites.
6 Integramos em nosso ambiente de e-mail e servidor de arquivos regras altíssimas de DLP.
7 Possuímos um Comitê de Tecnologia e Segurança da Informação.
8 Asseguramos um rígido controle de acesso à internet através de Firewall.
9 Possuímos alta disponibilidade de ambiente e acessos.
10 Fazemos REPORT de gestão de incidentes.
11 Fazemos REPORT GMUD (mudança de ambiente) pela metodologia ITIL.
Política de Inteligência Artificial Generativa (IAG)
De forma pioneira, a Lee, Brock, Camargo Advogados firmou um compromisso público de utilizar a Inteligência Artificial Generativa (IAG) de maneira ética e responsável dentro de suas operações e em conexão com os diversos serviços prestados aos clientes. Essa linha de atuação ajudará a banca a prevenir riscos potenciais da IAG, evitando a criação de deep fakes, perda de dados pessoais ou eventuais vieses discriminatórios, através da Política de Uso Ético e Responsável de Inteligência Artificial Generativa da LBCA.