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RELATÓRIO LBCA DE
BOAS PRÁTICAS ESG
E SUSTENTABILIDADE | 2023

Indicadores 102-1

Nome da
organização

Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA)

SUMÁRIO DA GRI

Índice de Conteúdo GRI

Este ano, a LBCA contribuiu com mais de 34 artigos informativos para a sua coluna “Práticas ESG” no Jota, um dos maiores portais jurídicos do Brasil. Os artigos tratam de temas envolvendo não só o Direito, mas principalmente as questões do ambiente empresarial.

Indicadores 102-2-a

Atividades da
organização

Prestador de serviços jurídicos
com foco em Direito Empresarial

Indicadores 102-2-b

Principais marcas,
produtos e serviços

incluindo uma explicação de produtos ou serviços que sejam proibidos em certos mercados

A Lee, Brock e Camargo Advogados (LBCA) foi fundada em 2003 com a proposta inovadora de oferecer soluções integradas com o apoio de tecnologia de ponta para o mercado jurídico. Rapidamente o escritório ganhou relevância em diversas áreas de atuação com destaque para o direito do Consumidor por desenvolver projetos com seus clientes que vão além da simples gestão do contencioso incluindo a produção de relatórios analíticos com gráficos autoexplicativos e identificação de questões estratégicas para ações preventivas por meio de sistema próprio (Legalbox). Na área de Contencioso o escritório também se destacou por atender clientes que fornecem aplicativos de internet além de companhias aéreas e empresas do setor de varejo e B2B entre outros. Notadamente a LBCA como escritório full service e atuação em mais de 20 áreas do Direito tem se destacado por oferecer uma estrutura diferenciada e inovadora com Inteligência Artificial própria e grupos setoriais formados por advogados considerados experts pelo mercado e pelas principais publicações nacionais e internacionais.

Indicadores 102-3 SDG 10, 11

Localização de sede
da organização

Endereço: R. Dr. Renato Paes de Barros, 618 – 1º e 5º
Itaim Bibi CEP 04530-000 – São Paulo/SP – Brasil.

Natureza da propriedade
e forma jurídica

Natureza da propriedade: prédio locado.
Forma jurídica: sociedade simples, com personalidade
jurídica de direito privado.

Indicadores 102-6-a-i

Mercados atendidos,
da incluindo:

localizações geográficas onde os produtos e serviços são oferecidos

Somos um escritório full-service, com sede em São Paulo e no Rio Janeiro e que conta com
uma rede credenciada de correspondentes que auxiliam no atendimento a todos os setores
empresariais nacionais e internacionais.

Indicadores 102-6-a-ii

Mercados atendidos, incluindo:
setores atendidos

Atendemos a todos os setores empresariais em mais de 20 áreas do Direito. Contamos com advogados considerados experts pelo mercado e pelas principais publicações nacionais e internacionais nas diversas frentes atuantes.

Indicadores 102-6-a-iii

Mercados atendidos, incluindo:
tipos de clientes e beneficiários

Temos atualmente clientes em todos os setores empresariais.

Indicadores 102-13-a

Uma lista de sua participação em associações
mais importantes do setor

ou outras associações, e em organizações nacionais ou internacionais de advocacy

Temos parceria com diversas ONGs, associações e organizações tais como: Signatários do Pacto Global da ONU; Parceria com a TransEmpregos um projeto de empregabilidade para pessoas transexuais e travestis; Parceria com a ONG Amor Philia que tem por objetivo a capacitação profissional das mulheres da comunidade de Embu das Artes; Parceria com o Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais de São Paulo através de campanhas de entregas de cestas básicas e palestras de recolocação profissional; Parceria com a ONG Amalgamar através do Projeto de Retificação de Nome e Gênero de pessoas transexuais e travestis buscando pessoas em situação de vulnerabilidade para dar o processo de retificação na certidão de nascimento.

Indicadores 102-14-2-1-4

Principais eventos, realizações e insucessos
no período coberto pelo relatório

Temos uma área ESG muito bem definida, composta por uma Diretoria ESG e um Comitê de Práticas ESG formado por uma equipe multidisciplinar com representantes de RH comunicação e também áreas práticas do Direito com membros do societário contratual trabalhista tributário cível proteção de dados compliance dentre outras. O Comitê para além de levantar assuntos pertinentes acerca dos três pilares consolida metas métricas e indicadores para a divulgação de nosso relatório anual de Práticas ESG e Sustentabilidade – já na terceira edição. Não são muitos os escritórios que divulgam dados em ESG. Nosso compromisso é portanto engajar o mercado neste movimento para que possamos ter uma análise de segmento cada vez mais transparente abrindo portas para soluções inovadoras que melhorem a cultura ESG no país.
O escritório tem mantido quinzenalmente a coluna “Práticas ESG” no portal jurídico JOTA um espaço de comunicação aberto no qual analisa os temais mais atuais do universo ESG além de divulgar os valores tangíveis e intangíveis dos três pilares apontar tendências atualizar dados e índices de desempenho contribuir para aumentar a consciência sobre a sustentabilidade dentre outros valores positivos do ESG. Para coroar nossa frequência e consistência no assunto nos tornamos este ano signatários do Pacto Global da ONU e assumimos publicamente nosso compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que possuem estreita correlação com os pilares ESG no sentido de preservar e ampliar direitos sociais ambientais e éticos. Ainda é possível constatar nessa terceira edição atividades práticas da LBCA em torno de assuntos ambientais sociais e de governança.

Indicadores 102-16-3-1-1 | SDG 16.3

Informações adicionais sobre seus valores
princípios, normas e códigos de comportamento

Contamos com um Código de Conduta, composto por um conjunto de orientações que retratam os valores prioritários do escritório como: credibilidade urbanidade transparência cooperação compromisso conformidade confidencialidade responsabilidade ambiental e responsabilidade social inclusão e diversidade. Acesse aqui o Código de Conduta da LBCA: lbca.com.br/links/codigo-de-conduta-lbca.pdf

Indicadores 102-16-a | SDG 16.3

Uma descrição dos valores, princípios, normas e
códigos de comportamento de organização

Indicadores 102-18-a

Estrutura de governança
de governança

incluindo os comitês do mais alto órgão de governança

A estrutura de governança da LBCA é composta pelo Conselho de Sócios e Conselho Gestor, além dos Comitês de Compliance, ESG, Financeiro, Diversidade e Inclusão Inovação, Novos Negócios, Operações, e Recursos Humanos.

Indicadores 102-18-b

Comitês responsáveis pela tomada de decisões
em tópicos econômicos, ambientais e sociais

Os Comitês responsáveis são Conselho de Sócios, Conselho Gestor Comitê Executivo Comitê Financeiro e ESG.

Indicadores 102-22-a-v | SDG 16.7, 5.5

Composição do mais alto órgão de governança
e dos seus comitês por: gênero

COMITÊ DE DIVERSIDADE & INCLUSÃO – 6 MULHERES E 2 HOMENS

comitê-diversidade

SUBCOMITÊ LGBTQIA+ – 11 HOMENS E 19 MULHERES

subcomite-lgbtqia+

SUBCOMITÊ MULHERES – 18 MULHERES

subcomite-mulheres

SUBCOMITÊ AFRO – 9 MULHERES E 5 HOMENS

subcomite-afro

SUBCOMITÊ PCD – 10 HOMENS E 16 MULHERES

subcomite-pcd

CONSELHO GESTOR – 1 MULHER E 2 HOMENS

conselho-gestor

Indicadores 102-22-a-VI | SDG 16.7, 5.5

Composição do mais alto órgão de governança e
dos seus comitês por: participação de grupos
sociais sub-representados

COMITÊ DE DIVERSIDADE & INCLUSÃO | 6 MULHERES (2 PRETAS, 1 PCD) E 2 HOMENS (1 LGBTQIA)

comite-diversidade2

SUBCOMITÊ LGBTQIA+ – 30 PESSOAS

subcomite-lgbtqia+2

SUBCOMITÊ MULHERES – 28 PESSOAS

subcomite-mulheres2

SUBCOMITÊ AFRO – 30 PESSOAS

subcomite-afro2

SUBCOMITÊ PCD – 24 PESSOAS

subcomite-pcd2

CONSELHO GESTOR – 1 MULHER PARDA E 2 HOMENS BRANCOS

conselho-gestor2

Indicadores 102-22-a-VI | SDG 16.7, 5.5

Composição do mais alto órgão de governança e
dos seus comitês por:

competências relacionadas a tópicos econômicos, ambientais e sociais

Estamos intrinsicamente ligados à tomada de providências que mitiguem riscos para nossos clientes, promovendo o debate sobre a necessidade de sempre buscar a desjudicialização. O centro de nossas operações apoia-se em práticas inovadoras e de tecnologia jurídica as quais auxiliam a solucionar de maneira célere e menos custosa as demandas judiciais e ou extrajudiciais. A responsabilidade da gestão inicia-se com a transparência das operações que passam pelo fornecimento de relatórios estatísticos e detalhados de processos judiciais ou projetos. Contando com equipe multidisciplinar buscamos setorizar a operação possibilitando que a criação de áreas de recursos humanos tecnologia da informação financeiro Legal Operations dentre outras atendam da melhor forma as demandas de nossos clientes e tenham independência funcional na tomada de decisões. Contando com profissionais de diferentes formações acreditamos que o debate de ideias promove as melhores soluções.

Indicador 102-29-a | SDG 16.7

Papel desempenhado pelo mais alto órgão de
governança na identificação e gestão de

impactos, riscos e oportunidades derivados de tópicos económicos, ambientais e sociais, incluindo seu papel na implementação de processos de diligência devida

A análise de impactos, riscos e oportunidades é verificada semanalmente pelos responsáveis de cada processo. Há ainda uma reunião mensal no Comitê de Operações para discutir todas as alterações estruturais de projetos com objetivo de melhorar e eliminar riscos na operação geral do escritório. A governança sobre os impactos originados de fatores econômicos ambientais e sociais são controlados por um Comitê Executivo em que sócios e diretores administrativos definem as estratégias e oportunidades do negócio. Frequentemente há reuniões que determinam as diretrizes que serão adotadas para atingir os resultados esperado.

Indicador 102-29-b | SDG 16.7

A consulta a stackholders é usada para apoiar o mais
alto órgão de governança na identificação e

gestão de impactos, riscos e oportunidades derivados de tópicos econômicos, ambientais e sociais

A análise de impactos, riscos e oportunidades é verificada semanalmente pelos responsáveis de cada processo. Há ainda uma reunião mensal no Comitê de Operações para discutir todas as alterações estruturais de projetos com objetivo de melhorar e eliminar riscos na operação geral do escritório. A governança sobre os impactos originados de fatores econômicos ambientais e sociais é controlada por um Comitê Executivo em que sócios e diretores administrativos definem as estratégias e oportunidades do negócio. Frequentemente há reuniões que determinam as diretrizes que serão adotadas para atingir os resultados esperados.

Indicadores 102-31-a

Frequência com que o mais alto órgão de governança analisa
impactos, riscos e oportunidades

derivados de tópicos econômicos, ambientais e sociais

A análise de impactos, riscos e oportunidades é verificada semanalmente pelos responsáveis de cada processo. Há ainda uma reunião mensal no Comitê de Operações – para discutir todas as alterações estruturais de projetos com objetivo de melhorar e eliminar riscos na operação geral do escritório – e uma reunião semestral de cada área com o Conselho Gestor para apresentação de resultados e análises aprofundadas. A governança sobre os impactos originados de fatores econômicos ambientais e sociais são controlados por um Comitê Executivo em que sócios e diretores administrativos definem as estratégias e oportunidades do negócio. Frequentemente há reuniões que determinam as diretrizes que serão adotadas para atingir os resultados esperados.

Indicador 102-33-a

Processo adotado para comunicar preocupações
cruciais ao mais alto órgão de governança

A comunicação é um ponto chave na tomada de decisão diante de preocupações cruciais. Qualquer necessidade que surja, são agendadas reuniões emergenciais para análise de riscos e oportunidades. O Comitê Gestor responsável é acionado e em seguida lideranças responsáveis pela área crítica são comunicados para que o assunto seja discutido em conjunto. Durante o encontro são discutidos todos os pontos pertinentes e apresentados números relevantes indicadores e dashboards que envolvem o assunto em questão. Em seguida é definida a estratégia para votação. Diante da decisão adotada o plano é desenhado e executado pelas áreas envolvidas.

Indicador 102-43-a

Abordagem adotada pela organização para engajar
os stakeholders, inclusive a frequência do seu

engajamento, discriminada por tipo e grupo de stakeholders, com uma indicação de algum engajamento que tenha sido especificamente promovido como parte do processo de preparação do relatório

Não há frequência formal de abordagem. Aos nossos stakeholders, disponibilizamos canais de comunicação direta o Canal de Compliance Redes Sociais Digitais e o nosso website. Por meio dos registros buscamos compreender as demandas de cada público alinhar expectativas e mobilizar pessoas em torno do nosso propósito. Adicionalmente ações de comunicação dirigida e de relacionamento com públicos específicos são planejadas de acordo com as necessidades e oportunidades mapeadas com cada stakeholder.

Indicador 103-1-a

Uma explicação de por que o
tópico é material

Nós da LBCA defendemos amplamente a desjudicialização por meio das soluções alternativas de resolução de conflitos. Acreditamos que o acesso à justiça, nas últimas décadas deixou de ser visto como sinônimo de acesso ao Poder Judiciário conforme artigo 5º inciso XXXV da Constituição Federal passando ao conceito de Justiça Multiportas sejam os conflitos judiciais ou extrajudiciais. Oferecemos aos nossos clientes mecanismos que evitem a judicialização e sobretudo evitem dispêndio econômico e desgaste em discussões que podem levar anos as quais comprometem as operações e atividade fim das empresas promovendo uma justiça sustentável. Outro tema material diz respeito à Diversidade e Inclusão no ambiente jurídico.

Aqui na LBCA o assunto é tratado com métricas e metas para sanar uma problemática histórica do segmento no Brasil. De acordo com a pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e pela Aliança Jurídica pela Equidade Racial menos de 1% dos advogados das grandes bancas brasileiras são negros em um país onde 58% da população é negra (preta ou parda) segundo o IBGE. Ainda não há como mensurar o percentual de negros no quadro geral da força de trabalho da advocacia brasileira assim como de profissionais LGBTQIAP+ PcDs etc. porque somente agora a OAB-SP deve realizar um censo nesse sentido quando se evidenciará quão diversa é – ou deveria ser – a advocacia paulista. Apenas a questão de gênero é conhecida. No quadro de advogados inscritos no Conselho Federal da OAB as mulheres totalizam 581.424 profissionais e os homens 592.223. Por fim a inovação se tornou um tema essencial para a gestão estratégica e a sustentabilidade da LBCA. Isso porque em um cenário de constantes mudanças e disrupções tecnológicas nos reinventamos e buscamos novas soluções e modelos de negócios para se manterem competitivas.

Indicador 103-1-b-ii

O limite para o tópico material, que inclui uma
descrição de: o envolvimento da organização

com os impactos. Por exemplo, se a organização causou ou contribuiu para os impactos, ou se esta? diretamente vinculada a esses impactos por meio de suas relações de negócio

Estamos intrinsecamente ligados à tomada de providências que mitiguem riscos para nossos clientes, promovendo o debate sobre a necessidade de sempre buscar a desjudicialização. Além disso temos uma cultura de apoio e compromisso com a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho o que nos proporciona através do nosso Comitê de Diversidade uma troca enriquecedora de conhecimento além de ideias inovadoras. Entendemos que perfis diversos oferecem diferentes pontos de vista sobre um mesmo problema o que resulta em soluções melhores e na consolidação de ecossistema mais sustentável a longo prazo. A partir dessas operações voltadas para práticas inovadoras e da tecnologia jurídica é possível auxiliar os clientes e solucionar de maneira célere e menos custosa suas demandas judiciais e/ou extrajudiciais.

Indicadores 103-2-a

Para cada tópico material, uma explicação
de como a organização gerencia o tópico

Todos os projetos e atividades internas são gerenciados por plataforma própria armazenada em nuvem, que conta módulos de emissão de relatórios e sistema de workflow que reduz a quantidade de e-mail trocados entre escritório e empresa garantindo maior governança e segurança da informação. Contamos com DPO próprio responsável pelo mapeamento e adequação do escritório à proteção de dados.

Indicador 103-2-b

Para cada tópico material, uma declaração sobre
o propósito da forma de gestão:

O propósito da gestão participativa entre escritório e clientes, é buscar a maior eficiência e confiabilidade das informações garantindo um processo transparente e que apresente resultados práticos contribuindo com a desjudicialização.

Indicador 103-2-c-ii

Para cada tópico material, uma descrição dos
seguintes componentes, caso estejam

incluídos na forma de gestão: compromissos

Nossos compromissos firmados são facilmente acessíveis no relatório ESG da LBCA e sites da JUSPRO, Canal do Acordo e Justiça Sustentável. A condução de processos judiciais passa pelo mapeamento de fluxos e acompanhamento 100% digital em plataforma própria disponibilizada aos nossos clientes na prestação de serviços jurídicos. Nossos aconselhamentos passam por uma análise de risco e preponderância pela mediação ou soluções criativas alinhadas diretamente com os jurídicos as quais visam a economicidade de recursos sejam estes financeiros ou de outra natureza.

Indicador 103-2-c-iv

Para cada tópico material, uma descrição dos
seguintes componentes, caso estejam

incluídos na forma de gestão: responsabilidades

A responsabilidade da gestão inicia-se com a transparência das operações, que passam pelo fornecimento de relatórios estatísticos e detalhados de processos judiciais ou projetos. Contando com equipe multidisciplinar buscamos setorizar a operação possibilitando que a criação de áreas de recursos humanos tecnologia da informação financeiro Legal Operations dentre outras atendam da melhor forma as demandas de nossos clientes e tenham independência funcional na tomada de decisões. Contando com profissionais de diferentes formações acreditamos que o debate de ideias promove as melhores soluções.

Indicador 103-2-c-vii

Para cada tópico material, uma descrição dos
seguintes componentes, caso estejam

incluídos na forma de gestão: ações específicas, tais como processos, projetos, programas e iniciativas

Iniciativas como a criação de métodos de solução alternativa de resolução de conflito como a JUSPRO – Justiça Sem Processo, Canal do Acordo e o sítio Justiça Sustentável que combate a judicialização predatória são alguns exemplos de boas práticas. Outro exemplo a divulgar refere-se ao selo Empresa Amiga da Justiça que auxiliamos nossos clientes a obter. Outros exemplos de projetos de sucesso passam pela tomada de decisões pautada na Diana (IA) nossa inteligência artificial em que as estratégias processuais são guiadas pela análise de decisões judiciais em casos similares além da avaliação sobre a litigiosidade dos consumidores por exemplo. Através da Diana os clientes podem ser aconselhados a resolverem suas demandas alternativamente evitando o desgaste do litígio judicial.

Indicador 103-3-a-i

Para cada tópico material, uma explicação de
como avalia a forma de gestão:

os mecanismos para avaliar a eficácia da forma de gestão
A LBCA possui relatórios sistêmicos e dashboard que possibilitam avaliar a eficácia da forma de gestão. O controle de eficácia é realizado por uma equipe própria de Auditoria interna que atua em conjunto com um PMO.

Indicador 103-3-a-ii

Para cada tópico material, uma
explicação de como avalia a

forma de gestão: os resultados da avaliação da forma de gestão
A resultados e a avaliação da gestão dos temas materiais mostra-se satisfatória e em linha com os princípios de sustentabilidade e governança de nossos clientes.

Indicador 103-3-a-iii

Para cada tópico material, uma
explicação de como avalia a forma

de gestão: quaisquer ajustes na forma de gestão

Na busca de resultados sustentáveis nas demandas de nossos clientes, promovemos ações inovadoras pautadas em tecnologia e em boas práticas do mercado jurídico. Um dos pilares é o incentivo a atualização contínua de nossos profissionais que são estimulados através de comitês temáticos e encontros técnicos a sempre criarem novas soluções sempre buscando a redução de passivo judicial e o dispêndio financeiro.

Indicador 302-1-c-i | SDG 7.3, 12.2, 7.2, 13.1, 8.4

Em joules, watts-hora ou múltiplos, o total do:
consumo de eletricidade

15.831,82 kW h

Indicador 302-1-e | SDG 7.3, 12.2, 7.2, 13.1, 8.4

Consumo total de energia dentro da organização
em joules ou seus múltiplos

15.831,82 kW h

Indicador 302-1-f | SDG 7.3, 12.2, 7.2, 13.1, 8.4

Normas, metodologias, premissas e/ou
ferramentas de cálculo adotadas

Para calcularmos o consumo de energia, utilizamos o consumo mensal dos equipamentos instalados multiplicado pela quantidade instalada no parque multiplicado por 12 meses. Para se calcular a emissão de CO2 foi utilizado o Site: plataforma.compensa.eco

Indicador 305-1-a

Total de emissões diretas (Escopo 1) de GEE em
toneladas métricas de CO2 equivalente

4 TCO2EQ

Indicador 305-1-b

Gases incluídos no cálculo; se
CO2, CH4, N20, HFCs, PFCs, SF6, NF3 ou todos

R-410A

Indicador 401-1-a-1 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Número total e taxa de novas contratações de
empregados durante o período coberto pelo relatório, discriminados por faixa etária

Faixa etária
Número de contratações
Taxa de contratações
Grupo de edad 1
Grupo de edad 2
Soma 00

Indicador 401-1-a-1-1 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Número total contratações de empregados
durante o período coberto pelo relatório,

discriminados por faixa etária
discriminados-por-gêneros

Indicador 401-1-a-1-2 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Taxa de novas contratações de empregados durante
o período coberto pelo relatório, discriminados

por faixa etária | TOTAL = 255
por-faixa-etária

Indicador 401-1-a-2 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Número total e taxa de novas contratações de
empregados durante o período coberto pelo

relatório, discriminados por gênero | TOTAL = 255

Gêneros
Números de contratações
Taxa de contratações
Homens
Mulheres
Demitidos 252
Contratados 255

Indicador 401-1-a-2-1 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Número total de novas contratações de empregados
durante o período coberto pelo relatório,

discriminados por gênero
discriminados-por-generos2

Taxa de novas contratações de empregados durante
o período coberto pelo relatório, discriminados

por faixa etária | TOTAL = 255
discriminados-por-generos3

Indicador 401-1-a-3 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Número total e taxa de novas contratações de
empregados durante o período coberto pelo

relatório, discriminados por região
mapa-brasil

Indicador 401-1-a-3-1 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Número total de novas contratações de
empregados durante o período coberto pelo

relatório, discriminados por região
mapa-brasil2

Indicador 401-1-a-3-2 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Taxa de novas contratações de empregados
durante o período coberto pelo relatório,

discriminados por região
mapa-brasil3

Indicador 401-1-b-1-2 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Taxa de rotatividade de empregados durante
o período coberto pelo relatório, discriminados

por faixa etária
TOTAL 34%
por-faixa-etaria2

Indicador 401-1-b-2 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Contratação de força de trabalho e demissão
por faixa etária

homens-mulheres

Indicador 401-1-b-2-2 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Taxa de rotatividade de empregados durante
o período coberto pelo relatório, discriminados

por gênero
homens-mulheres2

Indicador 401-1-b-3-2 | SDG 5.1, 8.5, 10.3, 8.6

Taxa de rotatividade de empregados durante o
período coberto pelo relatório, discriminados

por região
mapa-brasil4

Indicador 403-1-a-II | SDG 8.8

Para empregados e para trabalhadores que não
são empregados mas cujo trabalho e/ou local

de trabalho é controlado pela organização, uma declaração sobre se foi implementado um sistema de gestão de saúde e segurança de trabalho: o sistema foi implementado com base em normas/diretrizes reconhecidas de gestão de riscos e/ou sistema de gestão e, nesse caso, uma lista das normas/diretrizes
Não temos trabalhadores fora da LBCA com local controlado por nós. Para empregados – foi contratada empresa terceira que é responsável pelo PCMSO e PPRA.

Indicador 403-1-b | SDG 8.8

Uma descrição do escopo de trabalhadores,
atividades e locais de trabalho abrangidos

pelo sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho e uma explicação de se quaisquer trabalhadores, atividades ou locais de trabalho não são abrangidos e, em caso positivo por que não o são
Trabalhadores com risco ergonômico, pois função administrativa e jurídica. Escritório central com cobertura total a riscos ambientais fiscalizado por empresa terceira que é responsável pelo PCMSO e PPRA. Trabalhadores em home office não temos fiscalização mas temos orientações de ergonomia para apoiar a todos.

Indicador 403-6-a | SDG 3.7, 3.8

Para empregados e para trabalhadores que não
são empregados mas cujo trabalho e/ou local

de trabalho é controlado pela organização. Uma explicação de como a organização facilita o acesso dos trabalhadores a serviços médicos e de saúde não relacionados ao trabalho, e o escopo do acesso oferecido

Não temos trabalhadores fora da LBCA com local controlado por nós. Para empregados, temos assistência médica com errada compulsória no plano. Plano de enfermaria da UNIMED SEGUROS.

Indicador 403-6-b | SDG 3.7, 3.8

Para empregados e para trabalhadores que não
são empregados mas cujo trabalho e/ou

local de trabalho é controlado pela organização. Uma descrição dos serviços e programas de promoção da saúde oferecidos aos trabalhadores para tratar de importantes riscos à saúde não relacionados ao trabalho, inclusive os riscos específicos à saúde tratados, e como a organização facilita o acesso dos trabalhadores a esses serviços e programas
Temos publicação semanal falando de riscos e prevenção à saúde de forma geral, com maior foco em saúde mental. Textos elaborados pela equipe de Saúde Mental no RH com dicas de como prevenir e identificar eventuais desvios.

Indicador 404-2-a | SDG 8.2, 8.5

Existe um plano de treinamento na organização?
Em caso afirmativo, indique quem elabora o

conteúdo do plano e com base em quais critérios.

Treinamento presencial com lideranças para desenvolvimento de softskills. Projeto troca de experiência com Sócios – para disseminação de boas práticas, mentoria com líderes que tiveram baixa avaliação pela equipe e criação da academia de treinamento (ainda sem nome) para treinamento de toda organização nos pontos de : Relacionamento com Cliente, Comercial, Comunicação e Liderança.

Indicador 404-3-a-1 | SDG 5.1, 8.5, 10.3

Porcentagem do total de empregados,
discriminados por gênero, que receberam

avaliação regular de desempenho e de desenvolvimento de carreira durante o período coberto pelo relatório
homens-mulheres3

Indicador 404-3-a-2 | SDG 5.1, 8.5, 10.3

Porcentagem do total de empregados,
discriminados por categoria funcional,

que receberam avaliação regular de desempenho e de desenvolvimento de carreira durante o período coberto pelo relatório
CATEGORIAS DE FUNCIONÁRIOS | REVISÃO RECEBIDA (%)
porcentagem-total

Indicador 405-1-a-i | SDG 5.1, 5.5, 8.5

Porcentagem de indivíduos que integram os órgãos
de governança da organização em cada uma

das seguintes categorias de diversidade: gênero
homens-mulheres4

Indicador 405-1-a-ii | SDG 5.1, 5.5, 8.5

Porcentagem de indivíduos que integram os órgãos
de governança da organização em cada uma

das seguintes categorias de diversidade: faixa etária
homens-mulheres5

Indicador 405-1-a-iii | SDG 5.1, 5.5, 8.5

Porcentagem de indivíduos que integram os órgãos
de governança da organização em cada uma

das seguintes categorias de diversidade: outros indicadores de diversidade, quando relevantes (tais como minorias ou grupos vulneráveis)

Indicador 405-1-b-i | SDG 5.1, 5.5, 8.5

Porcentagem de empregados por categoria
funcional em cada uma das seguintes

categorias de diversidade: gênero
homens-mulheres6

Indicador 405-1-b-ii | SDG 5.1, 5.5, 8.5

Porcentagem de empregados por categoria
funcional em cada uma das seguintes

categorias de diversidade: faixa etária
homens-mulheres7
botões

Indicador 405-1-b-iii | SDG 5.1, 5.5, 8.5

Porcentagem de empregados por categoria
funcional em cada uma das seguintes

das seguintes categorias de diversidade: outros indicadores de diversidade, quando relevantes (tais como minorias ou grupos vulneráveis)
porcentagem-empregados

Indicador 406-1-b-iii | SDG 5.1, 8.8

Número total de casos de
dos discriminados ocorridos

Não há registro de casos envolvendo discriminação na LBCA.

Indicador 406-1-b-iii | SDG 5.1, 8.8

Situação atual dos casos e as providências
tomadas com referência ao: planos de

reparação foram implementados e seus resultados analisados por meio de processos rotineiros de análise da gestão interna
Não houve queixa de discriminação relatada em compliance, nem ao RH. Temos diversos comitês que apoiam os grupos minoritários e atuam com conscientização constante do público interno para os interesses destes. Comitê de PcD Comitê de Mulheres Comitê LGBT Comitê Afro.

Indicador 409-1-b | SDG 8.7

Medidas tomadas pela organização durante
o período coberto pelo relatório para

contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou analógo ao escravo
Não houve necessidade de providências nesse sentido, entretanto estamos finalizando alterações em nosso Código de Conduta que irão inserir expressamente a total repulsa ao trabalho forçado ou análogo ao escravo bem como ao trabalho infantil.

Indicador 418-1-a-i | SDG 16.10, 16.3

Número total de queixas comprovadas relativas
a violação da privacidade do cliente,

categorizadas por: queixas recebidas de partes externas e comprovadas pela organização
Durante o período de relatório não recebemos nenhuma queixa dos próprios titulares dos dados, de partes externas ou que tenham comprovado a ocorrência de vazamentos furtos perdas de dados ou violações de privacidade. Nossas políticas e procedimentos de privacidade estão em total conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e todas as medidas de segurança e protocolos estabelecidos pela empresa foram rigorosamente seguidos para garantir a integridade e a segurança dos dados dos clientes.

Indicador 418-1-aii | SDG 16.10, 16.3

Número total de queixas comprovadas relativas
a violação da privacidade do cliente,

categorizadas por: queixas de agências reguladoras
Durante o período de relatório, não recebemos nenhuma queixa comprova relacionada a violações de privacidade do cliente por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Nossas políticas e procedimentos de privacidade estão em total conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Indicador 418-1-b | SDG 16.10, 16.3

Número total de vazamentos, furtos ou perdas
de dados de clientes que foram identificados

Durante o período de relatório não recebemos nenhuma queixa comprovada relacionada a vazamentos furtos ou perdas de dados de clientes. Todas as medidas de segurança e protocolos estabelecidos pela empresa foram rigorosamente seguidos para garantir a integridade e a segurança dos dados dos clientes.

Indicador 418-1-c | SDG 16.10, 16.3

Se a organização não tiver identificado nenhuma
queixa comprovada, umas breve declaração

desse fato será suficiente

Durante o período de relatório de 01 de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2022, não recebemos nenhuma queixa comprovada relacionada a vazamentos , furtos ou perdas de dados de clientes, Além disso não foram identificadas violações comprovadas de privacidade do cliente. Nenhuma notificação ou queixa foi recebida de órgãos reguladores ou dos próprios titulares dos dados relacionadas a essas questões. Para garantir a segurança e a privacidade dos dados a empresa implementou várias políticas e procedimentos incluindo: Política de Redenção e Descarte de Dados + Tabela de Temporalidade Política de Privacidade para sites e aplicativos da empresa Política de Transferência Internacional, Política de Compartilhamento de Dados Intagrupo (quando aplicável) + Cláusula de compartilhamento intragrupo, Política de Proteção de Dados (interna), Política de Cookies e disclaimer para site, Política de Privacidade para candidatos, Política de Privacidade e Termos de Uso nos sites e aplicativos, Procedimento para Gestão de Incidente de Segurança de Dados, Requerimento de Exclusão de Dados Pessoais, Termo de Notificação de Incidente ao Titular, Política de Uso de Equipamentos – BYOD, Política de Home Office, Política de Controle de Acesso, Política de Segurança da Informação, dentre outros documentos importantes; Além disso todos os colaboradores.

Total de emissões indiretas (Escopo 2) de GEE
provenientes da aquisição de energia em

toneladas métricas de CO2 equivalente calculadas com base na localização
0,9 TCO2EQ

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Entenda um pouco
mais sobre os
Gases de Efeito Estufa

Gases de efeito estufa

img-gases

Contabilização

img-escopo-consumo

Compartilhando alguns dados
sobre as emissões

Resultados de emissões de GEE por escopo e categoria (tCO2e)

img-escopo-tabela1

Emissões de GEE (tCO2e)

Representatividade

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Emissões de GEE (tCO2e)

Representatividade

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Escopo 3
Emissões de GEE (tCO2e)

Escopo 3
Representatividade (%)

img-escopo-grafico3

Categoria 7
Emissões de GEE (tCO2e)

Categoria 7
Representatividade (%)

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